quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JUICY EXCLUSIVO : JÊPÊ


O objectivo deste blogue sempre foi, para além de vos dar todas as novidades da música em português, foi também lançar novos artistas, uns mais conhecidos que outros, mas portugueses, com música portuguesa e que partilhassem o mesmo gosto musical que nós...

Por isso a Juicy sentou-se esta semana com JêPê, rapper da zona do Porto, para um exclusivo Juicy!!

Juicy: Jêpê para as pessoas que não te conhecem, como começou o teu percurso na música e com que idade?
Jêpê:  Eu começei com 16 anos, tenho agora 23. As coisas correram naturalmente, um amigo meu começou por me mostrar uns sons e eu começei a ouvir regularmente. Como para fazer rap era importante escrever bem, começei também a escrever. Com o tempo e depois de algumas gravações caseiras tive a oportunidade de ter o meu primeiro concerto juntamente com o Raez, ainda me lembro que na altura estava Lancelot no cartaz!

Juicy: Quais são os artistas que te têm influênciado ao longo do teu percurso?
Jêpê: A nível nacional as pessoas com quem trabalho diáriamente, excluíndo um ou outro caso, não vou dizer nomes para não ferir susceptibilidades. A nível internacional, Jay-Z, Fabolous, Drake, Rick Ross e J.Cole... mas atenção...isto na actualidade!

Juicy: Que tens feito desde o lançamente da tua última mixtape Live On Stage Vol.2 ?
Jêpê: Desde a mixtape? Bom, sinceramente não me situo muito bem com datas, por isso não sei dizer ao certo o que gravei antes ou depois, mas sei que gravei duas faixas para o álbum dos Break Hit Up, no entanto não sei se entre ou não no álbum, gravei outra faixa para o novo EP do Jimmy ( Supremo G) que sairá em breve, estou a trabalhar numa faixa para o álbum do Johtta ( com quem tenho trabalhado também em sons mixtape), que podem ou não sair, ainda estão em fase de tratamento. Para mim, tenho trabalhado calmamente numa nova mixtape e num EP que deverá ser o meu próximo projecto a sair, apenas produzido pelo Raez.

Juicy: Na tua última mixtape era possível notar que estavas desiludido com algumas questões... Podemos esperar novos sentimentos neste novo projecto? Em que temas te focas geralmente?
Jêpê: Sim, a Live on Stage foi um projecto mais introspectivo, feito á minha imagem...definitivamente sou eu! É claro que no meu próximo projecto não deixo de o ser, continuo igual mas com vivências diferentes, o que fez com que levasse o projecto num sentido muito mais musical, de fácil apreciação...ou gostas ou não gostas, aliás, como tudo o que tenho feito até hoje!


Juicy: Quando podemos dar uma olhada no novo projecto? Já tens material finalizado?
Jêpê: O meu novo projecto, tal como disse, é em parceria com o Raez...ele produziu tudo! Trata-se de um EP mais soul, funky...Tem várias participações que prefiro não revelar por enquanto, pois não são totalmente certas. Estará disponivel por volta de Dezembro, em formato digital para download. Depois através do facebook e myspace vou informando sobre a evolução do projecto.

Juicy: Consideras o teu trabalho Made In Porto?
Jêpê: Hehehehehe ( jêpê ri-se).... Eu amo a minha cidade e represento-a de corpo e alma, não me interpretem mal, mas não... Definitivamente o meu rap não é made in Porto! Quando for recebido com o mesmo sentimento com que o faço, talvez se torne... 

Juicy: Com tantos artistas a formar colectivos, tens algum projecto em que não sejas o único, isto é, em que o projecto funcione por forma de grupo? Como surgiu?
Jêpê: Eu neste momento estou a trabalhar num álbum com o Rusty, temos um grupo em formato de banda, intitulado " Massive Roots". Eu e o Rusty sempre trabalhamos juntos, seja em estúdio ou ao vivo e somos amigos há muito tempo, foi algo que aconteceu naturalmente! O Nuno Meireles ( Mister M) deu a dica, nós olhamos um para o outro e simplesmente rimos...desde esse momento que tem sido um esforço conjunto, temos trabalhado com calma no álbum e com os membros da nossa banda. Tudo o que posso dizer é que está a ficar uma cena "d'outros tipos" !!

Juicy: Qual é o teu processo de escrita? É algo natural/regular ou tens algum ritual especial?
Jêpê: Não tenho, nem nunca tive rituais de escrita...Antes escrevia sobre tudo o que me vinha á cabeça, neste momento tento abordar temas menos banais e que sei que lhes posso dar um toque mais pessoal na forma como os vou expôr. Não tenho caderninhos, nem canetas da sorte...!

Juicy: Consideras que é fácil para alguém em Portugal entrar na indústria da música, principalmente na área do rap?
Jêpê: Acho que os tops nacionais e as tabelas de vendas falam por si...nem preciso de responder!

Juicy: Como classificas a evolução do rap em Portugal? Pensas que tem tido uma evolução considerável ou que estagnou?
Jêpê: Vou tentar ser curto e directo para não ferir susceptibilidades de quem possa ou não ler isto. Conheço e ouço quem tenha evoluído como também conheço e ouço quem faça a mesma coisa, ano após ano . Estou muito arrependido de ter posto certos sons cá fora ... mas também tenho consciência que são esses sons que estabelecem um termo de comparação com os mais recentes. Eu gosto de ir a festas e ouvir novos temas, de sacar ou comprar música de outros artistas e ver que  estão empenhados em reinventar-se, trazer novos flavas, etc e não confundam mantermo-nos fiéis a nós mesmos,como seguir a tendência do facilitismo de vermos que o rap tem batido, e continuar a fazê-lo anos a fio sem mudar nada . Mas sabes que mais? Pior são os que consomem e continuam nos concertos de braço no ar como se aquilo fosse novidade .

Juicy: Obrigado Jêpe! Para finalizar, alguma mensagem para os leitores do Juicy PT?
Jêpê: Espero que aumentem de dia para dia,porque há poucas iniciativas destas na tuga!
Sejam músicos,ouvintes ou pura e simplesmente seguidores...apoiem a Boa música e as boas iniciativas nacionais! Please, descobrimos metade do mundo ... descobrir que o que acabei de dizer faz todo o sentido,não é assim tao dificil !!
Tamos juntos familia!

Juicy Responde : A Juicy deseja as felicidades a Jêpê e que os projectos sejam um sucesso. Nós por cá só esperamos continuar a ter novidades do nosso artista, pois continuaremos a postar sempre que soubermos de algo novo.
Para quem quiser saber mais sobre Jêpê pode aceder ao seu myspace : http://www.myspace.com/jepe00100













1 comentário: